Notícias

Alunos visitam empresa de reciclagem (6)
07/06/2019
Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente

Alunos visitam a Empresa Reciclagem Serrana em Nova Araçá



Alunos visitam a Empresa Reciclagem Serrana em Nova Araçá

De acordo com a programação da Semana do Meio Ambiente, na manhã de quarta-feira, dia 05, os alunos do 4º ano A e B da Escola Municipal Caminhos do Aprender, acompanhados do Coordenador do Departamento de Meio Ambiente de Fagundes Varela, visitaram a empresa responsável pela coleta de lixo no município, a Reciclagem Serrana em Nova Araçá.
A visita aconteceu em duas partes. Inicialmente visitaram a Central de Triagem, local onde o lixo é levado, logo após ser recolhido nas vias públicas do município. Nesta unidade, todo material passa pôr um processo de triagem, sendo separado os materiais recicláveis, o rejeito e ainda, uma parte que é encaminhada para a compostagem da empresa. Quando da chegada do material já separado, seletivo e orgânico, facilita muito este processo.
Os materiais recicláveis são transportados para a Unidade de Reciclagem e Vendas, então são prensados de acordo com as suas especificidades, onde os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer. Já o material usado para a compostagem, após o processo de fermentação, virará adubo, enquanto que os rejeitos, são encaminhados para o Aterro Sanitário da Empresa CRVR, localizado no Município de Victor Graeff/RS. 
A empresa, atualmente, trabalha com a seguinte porcentagem: para cada 1.000 kg de resíduos recebidos, 20% são reciclados, 20% compostados e 60% são dispostos em aterro sanitário.
De acordo com os dados do Departamento de Meio Ambiente, Fagundes Varela gera mensalmente, em torno de 50 toneladas de lixo, totalizando um custo mensal de R$ 25.740,04. Aproximadamente, são 0,5 kg de lixo por dia, produzido por cada habitante.
A separação correta dos resíduos é fundamental para um melhor aproveitamento deste material, assim bem como é indispensável reaproveitar e compostar nas próprias residências, evitando que estes resíduos vão para os aterros, aumentando a vida útil dos mesmos.


OUTRAS NOTÍCIAS
16-04-2024

💉 Dia D de Vacinação contra a Influenza

💉 Dia D de Vacinação contra a Influenza

VER NOTÍCIA
16-04-2024

Ato de inauguração da obra da Secretaria da Saúde e Assistência Social

▫️Temos a honra de convidar a todos para o ato de inau...

VER NOTÍCIA
15-04-2024

Quinta rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete, define finalistas, confira os resultados.

⚽ Quinta rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete, defi...

VER NOTÍCIA
14-04-2024

HOJE TEM JOGO PELA Quinta Rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete.

⚽️ HOJE TEM JOGO PELA Quinta Rodada do Campeonato Muni...

VER NOTÍCIA
12-04-2024

🚧 Anunciada a Pavimentação Asfáltica para a Comunidade de São Marcos!

🚧 Anunciada a Pavimentação Asfáltica p...

VER NOTÍCIA
12-04-2024

⚽️ Botafogo de Fagundes Varela recebeu o S.E.R.Caxias.

⚽️ Botafogo de Fagundes Varela recebeu o S.E.R.Caxias....

VER NOTÍCIA