Notícias

Semana do Meio Ambiente.jpg
01/06/2020
Agropecuária e Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente: Como separar resíduos domésticos



Semana do Meio Ambiente. 🌱🌎

De 01 a 05 de junho é celebrada a Semana do Meio Ambiente. Por isso, nesta semana, haverá posts especiais aqui na nossa página, voltados ao Meio Ambiente. O primeiro assunto abordado será a separação de resíduos domésticos.

COMO SEPARAR RESÍDUOS DOMÉSTICOS 🤔♻️

Separe resíduos orgânicos dos recicláveis
👉 É muito importante separar o lixo orgânico do que é reciclável. Restos de alimentos, sementes de frutas e cascas de legumes, por exemplo, devem ser descartados em um recipiente específico. O lixo orgânico também pode ser transformado em adubo orgânico e utilizado na agricultura. Para isso acontecer é necessário fazer um processo de compostagem, que é uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, mas esse será o assunto de um próximo post.
👉 Alumínio, papel, vidro e plástico também devem ser colocados em suas próprias lixeiras e são todos recicláveis. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos, assim como o lixo eletrônico. Em nosso município, é realizado anualmente duas campanhas de coleta de resíduos eletrônicos, a próxima será em outubro, até lá, guarde seus resíduos em casa para descartá-los corretamente.

Deixe as embalagens ou qualquer outro resíduo seco
👉 É essencial deixar todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material. Caso seja embalagem de alimento, é importante lavá-la bem antes para eliminar. Isso também vale para papéis, que além de secos não devem estar amassados, e sim, dobrados. Se nenhuma dessas providências for tomada, o item fica inutilizado para reciclagem, já que não passa por processo de limpeza antes de ser encaminhado para o processamento.

Embrulhe vidros quebrados
👉 Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou coloque-os em uma caixa e identifique-os, para evitar acidentes.

Essas são apenas algumas dicas que fazem toda a diferença na preservação do Meio Ambiente, evitando que muitos materiais recicláveis acabem indo para aterros. Algumas dicas dão trabalho e requerem um pouco mais do tempo do seu dia-a-dia, mas sem dúvidas, o Meio Ambiente retribuirá com todos esses cuidados.

Para saber mais sobre a coleta de resíduos em nosso município, acesse o link abaixo: https://www.fagundesvarela.rs.gov.br/coleta_de_residuos.php

OUTRAS NOTÍCIAS
27-04-2022

Agricultores de Fagundes Varela participam de curso para aplicadores de Herbicidas Hormonais

Nos dias 26 e 27 de abril,  agricultores de Fagundes Varela es...

VER NOTÍCIA
25-04-2022

Programa de acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos

Neste mês de março, as Agentes Comunitárias de ...

VER NOTÍCIA
25-04-2022

Fagundes Varela presta homenagem à professora Elisete Pelegrini Belenzier

O Município de Fagundes Varela, por meio do Poder Púb...

VER NOTÍCIA
25-04-2022

Grupo de Tabagismo

Na tarde desta quarta-feira (06), estarão sendo retomados os...

VER NOTÍCIA
25-04-2022

A Emater de Fagundes Varela está realizando a reserva de alevinos para povoamento de açudes

Os pedidos podem ser feitos até o dia 25 de abril, em seu es...

VER NOTÍCIA
25-04-2022

O Município de Fagundes Varela fez a entrega de uniformes para as crianças e adolescentes que integram o Projeto Super-Ação/Botafogo.

O ato ocorreu no Ginásio de Esportes e contou com a presen&c...

VER NOTÍCIA