Notícias

Semana do Meio Ambiente.jpg
01/06/2020
Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente: Como separar resíduos domésticos



Semana do Meio Ambiente. 🌱🌎

De 01 a 05 de junho é celebrada a Semana do Meio Ambiente. Por isso, nesta semana, haverá posts especiais aqui na nossa página, voltados ao Meio Ambiente. O primeiro assunto abordado será a separação de resíduos domésticos.

COMO SEPARAR RESÍDUOS DOMÉSTICOS 🤔♻️

Separe resíduos orgânicos dos recicláveis
👉 É muito importante separar o lixo orgânico do que é reciclável. Restos de alimentos, sementes de frutas e cascas de legumes, por exemplo, devem ser descartados em um recipiente específico. O lixo orgânico também pode ser transformado em adubo orgânico e utilizado na agricultura. Para isso acontecer é necessário fazer um processo de compostagem, que é uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, mas esse será o assunto de um próximo post.
👉 Alumínio, papel, vidro e plástico também devem ser colocados em suas próprias lixeiras e são todos recicláveis. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos, assim como o lixo eletrônico. Em nosso município, é realizado anualmente duas campanhas de coleta de resíduos eletrônicos, a próxima será em outubro, até lá, guarde seus resíduos em casa para descartá-los corretamente.

Deixe as embalagens ou qualquer outro resíduo seco
👉 É essencial deixar todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material. Caso seja embalagem de alimento, é importante lavá-la bem antes para eliminar. Isso também vale para papéis, que além de secos não devem estar amassados, e sim, dobrados. Se nenhuma dessas providências for tomada, o item fica inutilizado para reciclagem, já que não passa por processo de limpeza antes de ser encaminhado para o processamento.

Embrulhe vidros quebrados
👉 Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou coloque-os em uma caixa e identifique-os, para evitar acidentes.

Essas são apenas algumas dicas que fazem toda a diferença na preservação do Meio Ambiente, evitando que muitos materiais recicláveis acabem indo para aterros. Algumas dicas dão trabalho e requerem um pouco mais do tempo do seu dia-a-dia, mas sem dúvidas, o Meio Ambiente retribuirá com todos esses cuidados.

Para saber mais sobre a coleta de resíduos em nosso município, acesse o link abaixo: https://www.fagundesvarela.rs.gov.br/coleta_de_residuos.php

OUTRAS NOTÍCIAS
16-04-2024

💉 Dia D de Vacinação contra a Influenza

💉 Dia D de Vacinação contra a Influenza

VER NOTÍCIA
16-04-2024

Ato de inauguração da obra da Secretaria da Saúde e Assistência Social

▫️Temos a honra de convidar a todos para o ato de inau...

VER NOTÍCIA
15-04-2024

Quinta rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete, define finalistas, confira os resultados.

⚽ Quinta rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete, defi...

VER NOTÍCIA
14-04-2024

HOJE TEM JOGO PELA Quinta Rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sete.

⚽️ HOJE TEM JOGO PELA Quinta Rodada do Campeonato Muni...

VER NOTÍCIA
12-04-2024

🚧 Anunciada a Pavimentação Asfáltica para a Comunidade de São Marcos!

🚧 Anunciada a Pavimentação Asfáltica p...

VER NOTÍCIA
12-04-2024

⚽️ Botafogo de Fagundes Varela recebeu o S.E.R.Caxias.

⚽️ Botafogo de Fagundes Varela recebeu o S.E.R.Caxias....

VER NOTÍCIA