Notícias

WhatsApp Image 2022-04-27 at 09.04.39
27/04/2022
Secretaria Municipal da Agropecuária e Meio Ambiente

Agricultores de Fagundes Varela participam de curso para aplicadores de Herbicidas Hormonais



Nos dias 26 e 27 de abril,  agricultores de Fagundes Varela estão tendo a oportunidade de aperfeiçoar e se qualificar sobre tecnologias de pulverização, especialmente a aplicação de herbicidas hormonais. Fazem parte deste grupo os herbicidas que tem como mecanismo de ação as auxinas sintéticas o mais conhecido é o herbicida 2,4-D.  Este curso também visa atender a IN42 de 2021 que prevê entre outras ações que a partir de junho de 2022 somente poderão comprar e aplicar estes herbicidas quem estiver cadastrado junto a SEAPDR. Esta ação da SEAPDR teve como motivação o incidente na safra de 2018-2019 onde lavouras sensíveis como videiras, macieiras, oliveiras foram afetadas por deriva destes produtos além de ser encontrado resíduo em produtos agrícolas. Assim para não ocorrer a proibição de utilizar estes herbicidas, ou que novos casos de contaminação e deriva continuassem acontecendo, a SEAPDR resolveu emitir Instruções Normativas para regulamentar o uso e principalmente capacitar os agricultores que precisam utilizar estes herbicidas. A capacitação é composta de 16 horas, sendo 8 horas teoria e 8 horas de práticas. São abordados temas como tecnologia de aplicação, mecanismo de ação dos herbicidas de contato e sistêmico, tamanho da gota, local de armazenar os agrotóxicos, uso de Equipamento de Proteção Individual, regulagem e manutenção de pulverizadores.  O curso está acontecendo sobre orientação  dos Engenheiros Agrônomos João Villa e Tiago Oliveira Figueredo,  da Emater/RS-Ascar.  
As normas exigem mais rigor e segurança ao processo. De acordo com informes técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), o uso de herbicidas hormonais é permitido e sua utilização se dá, principalmente, durante o pré-plantio de diversas culturas, para controle de plantas infestantes de folha larga. A aplicação é segura quando respeita normas técnicas, mas, quando usada sem preparo ou displicentemente, pode gerar deriva do produto e causar grandes prejuízos às culturas atingidas. 
O evento é uma realização da EMATER-RS/ASCAR juntamente com a  Cooperativa Santa Clara, Prefeitura Municipal e SICREDI.


OUTRAS NOTÍCIAS
22-04-2024

⚽️ Definidos os semifinalistas do Campeonato Municipal de Futebol Sete.

⚽️ Definidos os semifinalistas do Campeonato Municipal...

VER NOTÍCIA
21-04-2024

Nota de Pesar

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Geni P...

VER NOTÍCIA
21-04-2024

⚽️ Hoje tem Jogo! ⚽️

⚽️ Hoje tem Jogo! ⚽️ Hoje, do...

VER NOTÍCIA
19-04-2024

Inauguração asfáltica de mais um trecho importante para as Comunidades de Nossa Senhora das Graças e Santo Antônio do Costela

🚧 Inauguração asfáltica de mais um tre...

VER NOTÍCIA
18-04-2024

Saúde na Escola

☑️ Saúde na Escola▪️No in&i...

VER NOTÍCIA
18-04-2024

Fagundes Varela recebe ofício com destinação de novo recurso.

Fagundes Varela recebe ofício com destinação d...

VER NOTÍCIA