Notícias

348825454_796368865440988_2073127829518410003_n
22/05/2023
Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social

Dia 18 de maio, um dia para ser lembrado



Foi no dia 18 de maio que todas as atenções se voltam para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes à uma vida sem violência, abuso e exploração sexual! Pensando nisso, a Rede de Proteção do município de Fagundes Varela proporcionou espaços de reflexão à comunidade, especialmente aos alunos da Escola Municipal Caminhos do Aprender e do Colégio Ângelo Mônaco.

O trabalho contou também com a parceria do palestrante Jeferson Careca, que tem uma longa caminhada na garantia do direito e hoje além de palestrante sobre o tema, também atua como presidente da Associação dos Conselheiros e ex. Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul.

Para a atividade com as crianças, Jeferson usou a dinâmica do “semáforo do toque” que de uma forma lúdica abordou um tema tão importante, proporcionando as crianças conhecer sobre os limites que devem existir em relação ao próprio corpo como forma de proteção.

Já com os adolescentes, o trabalho encontrou caminho a partir de uma situação problema verídica e utilizada como disparador da conversa. Foram abordados temas como o uso da internet, as situações de risco à que adolescentes são expostos, a responsabilidade que temos uns com os outros com relação ao uso da imagem. Na oportunidade os adolescentes puderam fazer perguntas, conheceram mais sobre a Rede de Proteção e os canais de denúncia de violação, ampliando assim o conhecimento sobre a violação de direitos e a forma de prevenção.

O trabalho realizado foi avaliado como bastante positivo para a equipe que organizou, proporcionou conhecimento, diálogo e a construção de uma cultura de paz, voltada para a garantia de direitos de crianças e adolescentes. Além disso, o tema continuará sendo trabalhado durante o mês de maio pelas escolas, garantido a todos a oportunidade de participação.

A Rede de Proteção de Fagundes Varela é composta pelo Conselho Tutelar, CRAS, Secretária de Saúde e Educação, e tem como propósito abordar temas pertinentes a garantia de direitos de crianças e adolescentes de forma preventiva, além de trabalhar no encaminhamento e acompanhamento de situações que violem direitos deste público

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS
22-04-2024

⚽️ Definidos os semifinalistas do Campeonato Municipal de Futebol Sete.

⚽️ Definidos os semifinalistas do Campeonato Municipal...

VER NOTÍCIA
21-04-2024

Nota de Pesar

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Geni P...

VER NOTÍCIA
21-04-2024

⚽️ Hoje tem Jogo! ⚽️

⚽️ Hoje tem Jogo! ⚽️ Hoje, do...

VER NOTÍCIA
19-04-2024

Inauguração asfáltica de mais um trecho importante para as Comunidades de Nossa Senhora das Graças e Santo Antônio do Costela

🚧 Inauguração asfáltica de mais um tre...

VER NOTÍCIA
18-04-2024

Saúde na Escola

☑️ Saúde na Escola▪️No in&i...

VER NOTÍCIA
18-04-2024

Fagundes Varela recebe ofício com destinação de novo recurso.

Fagundes Varela recebe ofício com destinação d...

VER NOTÍCIA